A necessidade de planear a Mobilidade das Cidades respondendo ao desafio e às exigências que enfrentaremos pós Covid, nas mudanças de comportamentos e atitudes no cumprimento da confiança sanitária, assiste a qualquer nova infraestrutura pública a relação custo/benefício. A dificuldade e esforço nesta abordagem consiste em adequar e converter os benefícios sociais, ambientais e sanitários, em valores monetários refletindo o capital investido. O Wayfinding assume nas cidades o desafio de quantificar o fator causa/efeito tangível, em relação ao que objetivamos como benefícios, para conseguirmos um incremento da caminhada e ciclovia, com melhoria na utilização e desempenho dos ambientes urbanos e diminuição significativa no congestionamento das vias de circulação.
Enunciamos os principais benefícios do Wayfinding no comportamento da Mobilidade das Cidades:
- Comunicação – Transmitir uma cidade mais fácil de entender e navegar, indicando os trajetos para todos os destinos e as soluções disponíveis, com indicações precisas e oportunas. O projeto de Wayfinding comunica as ligações efetivas com transportes públicos, incentivando a sua utilização e diminuindo a dependência dos carros particulares, permitindo a afetação dos investimentos para uma infraestrutura de mobilidade sustentável, melhorando o ambiente e promovendo a caminhada e ciclovia, trazendo grandes benefícios sociais e sanitários.
- Turismo e Comércio – Aumentando e orientando o número de turistas, explorando novas áreas, contribuímos com proveitos económicos acrescidos nessas regiões. O projeto de Wayfinding determina e oferece os mapas e sinalização adequada nos pontos de decisão corretos, essencial na necessária confiança adquirida para uma navegação sem medo de se perderem e transmitir a segurança necessária a uma nova visita. Beneficiando da sinalização correta para a promoção dos locais de interesse Patrimonial, Monumental, Comercial, Restauração ou Contemplação, melhorando e sensibilizando a acessibilidade e o tempo de permanência.
- Espaços Públicos – Este objetivo pretende voltar ao tratamento do espaço e infraestruturas para caminhadas e ciclovias, mobiliário urbano, áreas verdes e iluminação conveniente, incentivando a opção de residência das pessoas, melhorando a sua saúde e bem estar. O Wayfinding participa neste item, fortalecendo a marca da cidade e fornecendo as informações e sinalização como serviço público. Espaços agradáveis são destacados nos mapas e informações, mostrando os melhores locais para visitar, caminhar, andar de bicicleta, comer, contemplar ou fazer uma simples pausa.
- Ajustamento de Mobilidade – A sensibilização na mudança de carros particulares para a mobilidade sustentável, reduz o congestionamento, melhora a qualidade do ar e liberta o espaço utilizado no estacionamento, para melhor aproveitamento económico. Ao Wayfinding cabe mostrar todas as alternativas de transportes públicos, distâncias a pé e bicicleta até 10 minutos, incentivando a opção por estas viagens em detrimento dos carros.
- Saúde – A opção das caminhadas regulares para melhorar a saúde, promovendo viagens ativas. O Wayfinding contribui decisivamente, ao apresentar os ambientes de caminhada e ciclovias em pormenor (ex.: subidas, descidas, cruzamentos, distâncias, tempo, etc.) com sinalização exclusiva e adequada, na disponibilidade de uma caminhada mesmo que curta, explorando novos ambientes e garantindo a confiança sanitária. A seleção dos argumentos apresentados pelo projeto de Wayfinding, vão participar definitivamente na construção do Planeamento Urbano, convertendo os valores económicos, reunindo dados quantitativos e prevendo os resultados expectáveis.
O alívio do congestionamento, a redução do espaço de estacionamento automóvel, o aumento de transporte sustentável, os benefícios para a saúde, a economia de tempo com caminhadas e ciclovias, o aumento da navegação explorando os recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais, culturais e sensibilização ambiental, promovendo a atividade económica no Turismo e Comércio, o Wayfinding assume a responsabilidade pela realização do sistema de navegação das cidades, assumindo os elementos e informações necessários na concretização do planeamento desejado. Sem mapas de localização e informação com sinalização exclusiva, como poderão as pessoas perceber a melhoria das infraestruturas nas caminhadas e ciclovias?
Queremos contribuir na importância e integração do Wayfinding para a mudança de atitude, na exigência dos desafios nos instrumentos de gestão territorial e na relação das pessoas com os ambientes naturais e mobilidade sustentável, na promoção sistemática do ajustamento benigno da procura, melhorando a qualidade de vida, como fatores de primeira importância na abordagem da Mobilidade das Cidades que o pós Covid vai exigir.
Carlos Mateus 2022