Impacto do Wayfinding na cultura da caminhada e ciclovia na cidade.
O desenvolvimento de um mapa mental, usando pontos de referência importantes na área circundante dando uma intuição de orientação, proporciona a colocação de sinalização correta, assegurando a confiança na navegação.
Na construção das infraestruturas para ciclovias seguras, caminhada partilhada e estacionamento de bicicletas, justifica a conectividade com as outras opções de mobilidade. Um mapa devidamente elucidativo e adaptado, apresentando as informações no local onde são mais necessárias, integrando as opções de ligações com dados dos transportes públicos disponíveis e estacionamento auto.
Sinalética dirigida ajuda a estimular a economia local, destacando de forma legível as atrações Monumentais, Ambientais, Turísticas, Comércio, Alimentação e Entretenimento, incentivando os visitantes a prolongar a permanência e a regressarem, cumprindo o propósito do projeto de wayfinding.

Um sistema de orientação na cidade, torna-se a própria marca e a confiabilidade nas informações prestadas, como forma de comunicação com os munícipes e visitantes. Uma estratégia de localização da sinalização, estabelece onde e qual a informação é mais necessária para obter a consistência de todo o sistema, contribuindo para que os usuários apreendam a colocação dos mapas. O sistema de Wayfinding, deve gerenciar a posição, o conteúdo, a instalação e atualizações mais recentes, garantindo que os recursos no mapa não sejam diferentes nos vários pontos de exposição. Um sistema de orientação e navegação robusto, requer informações simplificadas e atualizadas onde são necessárias, com base nas necessidades das pessoas naquele momento, criando uma nova cultura na caminhada, ciclovia e transporte público.
Carlos Mateus, 2022