A movimentação de pessoas numa estrutura construída é prevista no projeto de arquitetura, pertencendo ao Wayfinding o projeto de orientação, comunicação e navegação na estrutura edificada.
O projeto de Wayfinding, identifica a falta de orientação, fornece as pistas necessárias para que os usuários possam encontrar facilmente o destino, respondendo às questões em cada ponto de contacto:
Para onde precisa ir?
Que informação precisamos fornecer até ao próximo destino?
A comunicação tem que tratar cuidadosamente estes objetivos, para poder tratar o conteúdo da mensagem e a interpretação que deverá ter nos destinatários.
O design de sinalização interno terá que regra geral ser subtil o suficiente, a exemplo: nos shopping centers as lojas comerciais são os principais e mais importantes comunicadores e não a sinalização. Outro exemplo muito frequente são os edifícios comerciais, nos quais as características arquitetónicas e as vendas ou arrendamentos devem ser o foco na comunicação.
Para isso, no projeto de Wayfinding a sinalização interna deverá ocupar uma posição secundária e estar presente apenas quando o usuário precisar dela.
Nos espaços externos e estacionamentos, o projeto de Wayfinding , deverá criar um “ruido visual” na comunicação. A exploração de cores, gráficos, luz e som, com criatividade podem auxiliar na navegação de motoristas e pedestres, criando uma navegação segura e atrativa pelos ambientes.
Carlos Mateus, 2022