Wayfinding

Na navegação e entendimento dos ambientes, reconhecemos dois tipos de informação:
A primeira é o próprio ambiente, linhas de visão para destinos, objetos existentes que nos ajudam a manter a orientação, localizações intuitivas de entradas e saídas, até mesmo iluminação e sons.

Estes recursos introduzidos no ambiente natural ou criados pelo homem, são as chamadas ferramentas passivas de orientação. Os espaços ideais apresentam estas particularidades integradas, que promovem a orientação e compreensão.
A segunda categoria de informações de navegação são os elementos adicionados, sinais, diretórios, mapas, códigos de cores e outras ferramentas pontuais que nos guiam. Frequentemente, estes elementos são necessários para complementar e esclarecer o ambiente passivo, planeando e implementando sistemas, adicionados ou sobrepostos em lugares e espaços existentes ou concebidos.
Esta combinação de informação passiva e ativa permite a orientação nos museus, centros comerciais, aeroportos, hospitais, etc. Especialistas em wayfinding são frequentemente convidados para projetar os sinais e definir os locais de decisão.
Se os espaços não forem totalmente preparados para a circulação dos usuários, serão difíceis de navegar, mesmo com o projeto de sinalização implementado. Além disso, resultará em sinais desnecessários que criarão poluição de sinalização, consequentemente mais custos.
Os ambientes mais preparados para orientação passiva revelam a facilidade na navegação, são lugares intuitivos e autoguiados que precisam de poucos sinais direcionais, exatamente onde necessitamos e esperamos.
A realização e implementação do projeto wayfinding sustenta o propósito destas informações.

Carlos Mateus, 2021

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close