Wayfinding

Os grandes edifícios criam ambientes confusos para percorrer ou visitar, tornando-se difícil encontrar o caminho para uma loja num Shopping Center, o consultório num Hospital, a sala de aula numa Escola ou a porta de embarque num Aeroporto.

Wayfinding desenvolve uma estratégia,  na arquitectura do espaço e como ele precisa ser entendido, identificar e localizar onde falta orientação para encontrar um caminho através de um ambiente, condicionado por vários elementos diferentes: sinalização real, interação com os funcionários (frequente em hospitais e aeroportos),  barreiras físicas que direcionam as pessoas numa direção errada, avaliando o impacto que afetam negativamente as empresas e organizações.

Blog 19 - 1

Os Shopping Centers mal projetados, impedem os clientes de chegar com naturalidade ás lojas e aos serviços, dificultando a acessibilidade e acarretando dificuldades na fidelização ás marcas e comprometendo o investimento realizado.

Na área da Saúde, a falta de uma orientação correta em edifícios complexos, impede uma navegação acertada, obrigando os utentes a recorrer a funcionários, que interrompem a sua atividade principal para os “guiar”, com prejuízos agravados na produtividade e operacionalidade da organização.

A estes dois exemplos incluímos com situações idênticas as Escolas e Aeroportos, considerando a importância de acrescentarmos a predisposição dos usuários, confrontados com o stress da pontualidade numa consulta médica com hora marcada, uma aula na escola ou apanhar um voo num aeroporto.

 “Se um sinal falhar, as pessoas perdem a confiança em todo o sistema”.

Blog 5-3

O projeto de Wayfinding avalia o entendimento exato dos ambientes, elabora um sistema adequado de informação, interpretação e sinalização, ajustando a oferta à procura com confiança sanitária, aplicando uma solução experiente na orientação dos trajetos, tomando importantes considerandos:

Numa primeira fase, determinar onde e porquê os usuários ficam retidos no percurso para encontrar o destino e identificar o obstáculo que causa essa retenção inicial de falta de orientação.

Com um estudo especializado, o projeto de Wayfinding define a estratégia que terá de identificar que outras barreiras físicas ou falhas no projeto podem agravar a sinalização informativa e direcional, garantindo a confirmação de uma correta exibição da sinalização, localização adequada e contínua informação ao destino.

Cuidando estes fatores, vamos garantir o sucesso na navegação, direcionando e informando as pessoas na sua interação com os ambientes, com caminhos certos e indicações apropriadas.

O projeto de Wayfinding aborda de forma detalhada os ambientes (perfil, objetivos e interesses), classificando a diferenciação de acordo a utilização e tipo de instalação, fatores importantes para informar a estratégia apropriada de busca de caminhos e a solução correta de sinalização, mantendo e ajustando aos níveis de utilização com confiança sanitária.

Carlos Mateus

http://www.sleekway.pt

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close