Wayfinding, Acessibilidade e Inclusão

“O Wayfinding consiste num conjunto de pistas constituídas por elementos visuais, auditivos, tácteis entre outros, que permitem às pessoas movimentarem-se dentro de um espaço, de maneira segura e informada”.

PastedGraphic-1

A questão central é: como implementar soluções de comunicação inclusiva, acessíveis a todas as pessoas?

Quando pensamos no conceito “acessibilidade para todos”, pensamos em pessoas com deficiência ou incapacidade. Atualmente a palavra tem um contexto mais alargado, em que se incluem pessoas de diferentes idades, com perfis linguísticos e culturais diversos e com diferentes competências ou necessidades especificas. O conceito refere-se à capacidade de cada indivíduo participar em todos os aspetos da vida em sociedade.

Habitualmente o termo acessibilidade é associado ao uso do espaço físico ou arquitetónico de um local, mas hoje o conceito é entendido de um modo global e com múltiplas facetas: aplica-se às estratégias, ações e recursos criados para eliminar barreiras físicas, mas também intelectuais ou sociais, para permitir o usufruto por parte da maioria das pessoas. Abarca, por isso, campos tão diversos quanto a entrada e circulação no edifício, mas também a sinalética, a comunicação e a divulgação, entre outros.

No contexto da “acessibilidade para todos”, surge um outro conceito: o de “Design universal”, concebendo objetos, equipamentos e estruturas arquitetónicas mas também de conceber formas de comunicação e de informação que possam ser utilizados pela maioria das pessoas sem adaptações especiais. O conceito traz em si mesmo a ideia de “acessibilidade”, pois quando prevê de raiz a eliminação de barreiras, torna a vida mais simples para todos, independentemente da capacidade de cada um. Deste modo, a baixo custo ou sem custos extras, todas as pessoas (incluindo as que têm necessidades especiais, mesmo que temporárias) podem integrar-se totalmente na vida em sociedade.

A combinação de diferentes meios de comunicação, considerando simultaneamente, recursos táteis, sonoros e visuais, como um dos princípios do desenho universal, possibilitando o uso com autonomia por pessoas com deficiência, seja visual, auditiva, cognitiva ou múltipla.

O Desenho Universal assume-se, assim, como instrumento privilegiado para a concretização da acessibilidade e, por extensão, de promoção da inclusão social (saber mais em: http://www.inr.pt/content/1/5/desenho-universal).

O Wayfinding é um campo de intervenção do Design que engloba múltiplas áreas de estudo e cujo objetivo é facilitar a experiência, o acesso e a circulação de pessoas num determinado espaço.

Neste contexto, definir uma estratégia de informação e comunicação eficaz, com recurso à estratégia wayfinding, permitindo criar um sistema de comunicação e orientação coerente, eficaz e inclusivo, atendendo às diferentes necessidades da população: aqueles com deficiência, seja qual for a natureza, os idosos, mas também os iletrados, ou não falantes da língua portuguesa.

Foto 2

Fontes:

E. Cardoso, T. L.S. Koltermann (2010). Revista de Design & Tecnologia 02. Recursos para Acessibilidade em Sistemas de Comunicação para Usuários com Deficiência

Guia de Boas Práticas de Acessibilidade e Comunicação Inclusiva em Monumentos, Palácios e Museus (2017). Turismo de Portugal, I. P. Direção Geral do Património Cultural. Lisboa

Colaço, Bruno. (2015).Mobilidade Invisual A Cidade e a Música, Tese de Mestrado apresentada à ISCTE – Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Lisboa

Ana Branco Rocha

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close