Com o crescimento da população urbana e as vivências dos seus cidadãos, criou-se a necessidade de valorizar o património e melhorar o desempenho dos territórios, orientados para utentes e visitantes.
Desenvolver um sistema de orientação, que incentive uma cultura de mobilidade urbana ativa e sustentável, desafia o projeto de Wayfinding a determinar o local apropriado para a decisão, informação que esta deve apresentar e o suporte adequado, para entender um espaço público complexo.
No tratamento do tema, consideramos;
IDENTIDADE
Necessidade de criar uma identidade a cada espaço diferente de todos os outros, onde o individuo possa associar os elementos mais próximos com o macro espaço (hierarquia espacial).
MEMÓRIA
Uso de pontos de referência para fornecer pistas de orientação e locais memoráveis, podendo ter dois propósitos distintos:
O primeiro para poder dizer onde está e o segundo quando esses pontos se tornam memoráveis, sendo de fácil reconhecimento por todos.
ESTRUTURA
Criação de caminhos estruturados e contínuos, com princípio meio e fim em cada sentido pelo qual é visto, transmitindo um progresso ao utilizador.
CARACTERÍSTICAS VISUAIS
Dentro do macro espaço é preciso dividir em áreas/regiões com uma identidade distinta dos demais, onde cada uma terá um conjunto de atributos visuais característicos.
As regiões podem não ter limites, mas é consensual que uma determinada área pertence a uma região.
NAVEGAÇÃO
Evitar fornecer ao utente/visitante muitas opções de navegação, o projeto de wayfinding deve ter um caminho principal a seguir.
PESQUISA
Recorrendo a marcas de pesquisa, como por exemplo a utilização de um mapa como importante ajuda à navegação, por colocar todo o espaço dentro do ponto de vista do individuo, revelando o que está próximo de si, quais os destinos disponíveis, as rotas que poderá utilizar, tamanho do espaço, a distância e tempo ao destino.
DECISÃO
Fornecer indicações em pontos de decisão (continuar na rota ou mudar de direção), estes sinais devem conter informações adicionais para auxiliar o individuo na tomada de decisão.
Onde estás? Porque estás aqui? O que queres fazer?
Carlos Mateus, 2022