Cidades – Projeto de Wayfinding

A execução do projeto de Wayfinding numa área ou infraestrutura, deverá calcular e ponderar na maioria dos casos a relação custo/benefício, embora importantes benefícios sociais e ambientais, não sejam de fácil quantificação. Abordamos esta relação de conetividade com os objetivos propostos na descoberta e exploração do Património Histórico, Cultural, Social, Religioso, Turismo, Ambiente, Comércio Local e utilização de Espaços Públicos. Desafiamos o projeto de Wayfinding, no apuramento das causas e efeitos tangíveis em relação aos objetivos propostos, mantendo o ajustamento da oferta à procura, definido as regras de condicionamento e as normas básicas de distanciamento. A análise dos argumentos mais importantes na realização e benefícios associados é a proposta deste artigo:

RELAÇÃO:

A relação entre um adequado mapeamento e sinalização numa via de caminhada ou ciclovia, na redução do congestionamento de trânsito e na melhoria da utilização dos espaços urbanos, são quantificáveis e com inegável melhoria na segurança e qualidade ambiental.

A ligação realista com os transportes Públicos, incentiva o seu uso e viagens ativas com melhoria de tempo considerável. A menor dependência dos carros particulares, incentivando a utilização de recursos públicos, com relação direta no ambiente da cidade, como forma social e equitativa de mobilidade sustentável, o transporte público tem muitos benefícios sociais. Com a aplicação de um correto projeto de Wayfinding na melhoria que necessitamos para as nossas cidades, facilitamos a sua navegação e o seu entendimento.

A identificação da nossa posição perante o espaço, indicando a rota mais eficaz para todas as alternativas mais próximas, reduz o tempo para encontrar o caminho certo, oferecendo as opções e mostrando as alternativas mais próximas.

TURISMO E COMÉRCIO LOCAL:

A aposta no turismo, explorando uma importante contribuição para a melhoria da economia dessa área, Wayfinding assegura uma correta e suficiente colocação da sinalização (ex: placas sinalização, direcionais, interpretativas e mapas), transmitindo a confiança necessária para os usuários explorarem novos ambientes, com a salvaguarda de não se perderem ao longo da rota. A exploração dessa informação, para adicionarmos e destacarmos locais de interesse para o Património, Turismo, Ambiente e Economia Local (ex.: Monumentos, Restaurantes, Lojas, etc.), aumentando o conhecimento que a cidade tem para oferecer e incentivando os visitantes a retornarem com mais frequência e permanecerem mais tempo.

ESPAÇOS PÚBLICOS:

Com mais espaço para caminharmos, espaços verdes, água e iluminação, incentivam-se as pessoas a morar nessas zonas, melhorando a segurança, saúde e bem estar. A aplicação de uma sinalização atraente, fortalecendo a marca da zona (cidade) e fornecendo informações corretas como um serviço público, o projeto de Wayfinding é responsável por tornar os espaços públicos agradáveis e alvo de destaque nos mapas de localização, identificando claramente os melhores lugares para caminhar, fazer uma pausa ou marcar um encontro.

O aumento do número de pessoas que moram e visitam certas áreas, atraídas pelo encaminhamento das rotas, melhora a segurança nesses ambientes. Este processo de rotas podem incluir bairros mais desfavorecidos, mostrando a essas áreas a sensibilidade de inclusão e orgulho cívico.

Carlos Mateus, 2022

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close