Wayfinding nas cidades

Simbolo 4

Tornando os ambientes compreensíveis, precisamos pensar do ponto de vista dos públicos que os utilizam, criando um índice de importância, procuramos o que é memorável, único e interessante, observando linhas de visão e o impacto dessa comunicação.

Considerando que a maioria dos lugares é frequentado por um público cada vez mais internacional, exige que se compreendam os costumes e códigos locais, na concretização da mobilidade através desta interpretação,  baseando-se no utilizador e no seu trajeto, simplificando e facilitando a comunicação e sua leitura, proporcionando mais e melhor navegação do ambiente.

Este desafio do projeto de Wayfinding, encontra dificuldades frequentemente, dado que muitos sistemas de mobilidade incluindo ciclismo e caminhada,  são muitas vezes administrados por mais de uma autoridade ou conjunto de operadores.

Os relatórios existentes, suportam que o retorno será mais de cinco vezes o investimento no projeto de Wayfinding da cidade.

As pessoas precisam sempre de ajuda para percorrer novos lugares, quanto mais complexo e menos memorável, maior dificuldade será a mobilidade nesses ambientes.

A fonte do stress e portanto a barreira para viajar, está nas conexões necessárias para encontrar a estação, mudar de meio de transporte, saber para que lado virar. Comunicando estas informações no lugar certo e da forma correta, alcançamos de imediato o objetivo de melhorar a acessibilidade e navegação dos ambientes, na qualificação do Património e Turismo.

Carlos Mateus, 2021

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close