Cidade 15 minutos


Restaurantes e cafés em todo o país tiveram que fechar seus negócios por causa da pandemia.
Depois da primeira onda, quando os restaurantes e cafés começaram a reabrir, as autarquias autorizaram os negócios a construir salas de jantar ao ar livre, que ocupam lugares na rua antes reservados para estacionamento, motivando a expansão das refeições ao ar livre como alternativa exigida pela pandemia COVID-19.

Jantar ao ar livre foi uma tábua de salvação para restaurantes, mas os consumidores passaram a querer que as estruturas criadas nos passeios se tornassem uma parte permanente da paisagem urbana da cidade, em vez de transformá-las novamente em estacionamentos de rua. A vivência dos cidadãos, confrontados com as obrigatórias medidas de segurança e exigências sanitárias, criou a necessidade de orientação e sinalização clara e dirigida, garantida pelo projeto de wayfinding, na valorização do ambiente e património, melhorando o desempenho dos territórios. A experiência é indicativa de como privilegiar a melhoria da capacidade da caminhada e do acesso de pedestres aos escritórios e comércio, em vez do tráfego e do estacionamento, levando as cidades a adotar um conceito de planeamento urbano denominado – Cidade de 15 Minutos.


O conceito de Cidade 15 Minutos, promove a mobilidade e acessibilidade, para que todas as pessoas tenham acesso a todos os bens e serviços de que precisam a uma distância de 15 minutos de sua casa (as especificidades do significado estão sujeitas a debate, da utilização dos 15 minutos de bicicleta ou a pé).
Independentemente disso, a ênfase está nas opções de transporte multimodal que são priorizadas para a pessoa como alternativa ao carro. A valorização da mobilidade urbana com equidade e inclusão, num ambiente seguro e confortável, promovendo o sistemático ajustamento da procura no apoio das ações de sensibilização, garantindo a segurança e confiança sanitária com planeamento centrado no pedestre, tem sido centrado no movimento do Novo Urbanismo, um conceito de design no qual os autores constroem casas, lojas, serviços essenciais e oportunidades de trabalho nas proximidades, às vezes nas mesmas propriedades das zonas residenciais. Esses empreendimentos também são tipicamente construídos em torno de ruas que priorizam os pedestres aos carros, fornecendo o fácil acesso ao transporte público.

Muito do que adaptamos em todo o país com restaurantes e cafés ao ar livre, as ruas que foram parcialmente fechadas criando mais espaço para pedestres, o que tem sido interessante é ver o quanto as cidades desenvolvem políticas que deveriam ser temporárias, mostram que esta era uma forma de testar e experimentar. Mudanças que não apenas melhoram a saúde e a economia das cidades, patrocinando a conexão social numa época em que as pessoas estavam isoladas umas das outras. Cidade de 15 minutos, não são apenas caminhadas e ciclismo.

Criar uma política global, não é tão simples quanto expandir calçadas ou substituir um estacionamento por uma esplanada. As cidades devem reformar seus códigos de uso do solo existentes, com infraestrutura local e transporte intermunicipal, a futura paisagem urbana promete ser muito diferente de hoje. Uma cidade 15 minutos construída em torno da mobilidade e acessibilidade por meio de transporte não motorizado, pode mudar a maneira como os especialistas pensam sobre bairros, tornando os carros desnecessários em todos os aspetos do transporte pessoal.

Carlos Mateus, 2021

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close