Abordamos a necessidade de transmitir a localização de vagas para bicicletas e trotinetes, a comunicação sobre as regras de circulação, utilização e estacionamento.
Cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte preferido, tornando-se um desafio garantir o estacionamento em quantidade e localização suficientemente atrativo, seguro e eficaz quando necessário.
A obrigação de comunicar eficazmente o “saber como os encontrar”, estabelecendo um aumento da consciencialização sobre a capacidade de estacionamento existente e informação da localização de vagas alternativas, contribuindo para uma cultura de estacionamento de bicicletas com as regras instituídas e sua utilização regular e segura.

Considerando sempre a segurança como principal “regra da micromobilidade”, pressionando o transporte público e o espaço público, vamos fornecer aos utilizadores regras claras e eficazes de circulação, estacionamento e manutenção de bicicletas. O desafio é tornar atraente para os ciclistas o uso do estacionamento e como encontrá-los, com comunicação consistente dessas regras.
Enumeramos os meios utilizados para esta comunicação em cidades com este projeto aplicado e comprovado:
COR – opção por uma cor de sinalização própria e exclusiva.
TEXTO – Transmitindo a mensagem de forma clara e concisa.
COLOCAÇÃO – Locais ideais respeitando o projeto de Wayfinding, incluindo os 4 (quatro) grupos diferentes de sinalização: Reguladores, Informativos, Direção e Perigo.
A sinalização especifica exige uma correta localização e aplicação, de grande importância, tendo como objetivo potencializar uma utilização correta e disciplinada da ciclovia, encorajando e sensibilizando os utentes de outras vias para a presença de ciclistas, mantendo-os fora do espaço restrito da ciclovia.
Carlos Mateus, 2022