Mobilidade Suave Wayfinding

Lenta e seguramente, começa o retorno da normalidade como um novo “normal”, com as pessoas a deslocarem-se para trabalhar evitando os transportes públicos potencialmente cheios e com o teletrabalho a continuar a ser opção para muitas outras.

As cidades estão a adaptar-se a este novo retorno ao trabalho, procurando a oportunidade de preparar os ambientes para caminhadas e ciclovias, contribuindo decisivamente para este novo paradigma da confiança sanitária e mobilidade sustentável. O Wayfinding garante a eficácia das medidas de saúde pública exigidas, permitindo a utilização de “corona lanes” (caminhos ampliados para garantir o distanciamento social), ruas seguras e sincronização adequada dos semáforos para priorizar pedestres e todas as formas de mobilidade ativa leve.

As cidades com esta transformação na oferta de infraestruturas, contribuem para um importante avanço na criação do novo normal, com uma cultura de caminhada e ciclismo, como novas opções de mobilidade suave.

Smart cities 10

A sinalização necessária e dirigida aos novos utilizadores, com regras e especificações próprias, terá que ser colocada nos locais de decisão estabelecidos pelo projeto de Wayfinding, entre diferente modos, mostrando a disponibilidade de Caminhadas, Ciclovias e Transportes Públicos, fornecendo a informação adequada nos locais onde se torna imprescindível o bom desempenho de todas as infraestruturas.  Wayfinding projeta um número importante de informação nos pontos de decisão, com sinalização, direção e contemplação ao longo dos caminhos e rotas, garantindo às pessoas que elas não se perderão. Ambientes pedestres detalhados, mostram rapidamente a maneira mais segura e silenciosa de andar, contribuindo a colocação e visibilidade da sinalização como lembrete de “como é fácil escolher andar”, permitindo fazer as próprias opções. Os mapas em grande escala podem até detalhar o nível de larguras do pavimento e passagens recomendadas.

As cidades esperam que medidas de emergência sejam testadas e bem aceites, para a sua consolidação e utilização permanente. O Wayfinding  ajuda a estabelecer essas medidas, visualizando as mudanças diretamente na rua onde as informações são necessárias, assumindo a sua importância na criação de uma nova cultura de mobilidade suave.

Carlos Mateus,  2021.

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close