Wayfinding e mobilidade das cidades

O crescimento da população urbana e as vivências dos seus cidadãos, confrontadas com as  obrigatórias medidas de segurança e exigência sanitária, criou a necessidade de valorizar o ambiente, o património e melhorar o desempenho dos territórios orientados para visitantes e turistas.

Desenvolver um sistema de orientação que incentive uma cultura de mobilidade urbana ativa, desafia o Wayfinding a determinar o local apropriado para a decisão, informação que esta deve apresentar e o suporte adequado para entender um espaço público complexo, cumprindo o ajustamento benigno da oferta á procura com confiança sanitária.

blog 11-2

Orientadores de maior relevância no projeto de Wayfinding:

IDENTIDADE

Necessidade de dar uma identidade a cada ambiente, diferenciado de todos os outros, onde o indivíduo possa associar os elementos mais próximos com o macro espaço.

MEMÓRIA

Uso de pontos de referência para fornecer pistas de orientação e locais memoráveis, podendo ter dois propósitos distintos: O primeiro para poder dizer onde está e o segundo quando esses pontos se tornam memoráveis, facilitando a navegação por todos.

ESTRUTURA

Criação de caminhos estruturados e contínuos, possuindo um princípio meio e fim em cada sentido pelo qual é visto, além de revelar um progresso e confiança ao individuo.

CARACTERÍSTICAS VISUAIS

No macro espaço é preciso dividir em regiões com uma identidade distinta das demais, onde cada uma terá um conjunto de atributos visuais característicos. As regiões podem não ter limites, mas é consenso que uma determinada área pertence a uma região.

NAVEGAÇÃO

Não dar ao usuário muitas opções de navegação, o objetivo deve ter um caminho principal a seguir.

PESQUISA

Utilização de pontos de vista de pesquisa, como por exemplo a utilização de um mapa como valorosa ajuda à navegação, por colocar todo o espaço dentro do ponto de vista do individuo (hierarquia espacial). Com isso ele pode saber o que está próximo de si, quais os destinos disponíveis, quais as rotas que poderá utilizar e distância ao destino.

DECISÃO

Fornecer sinais em pontos de decisão (continuar na rota ou mudar de direção), estes sinais devem conter informações adicionais para auxiliar o individuo na tomada de decisão:

Onde estás?  Porque estás aqui?  O que queres fazer?

A valorização da Mobilidade Urbana com equidade e inclusão num ambiente seguro e confortável, promovendo o sistemático ajustamento da procura, apoiando as ações de sensibilização na garantia da segurança e confiança sanitária.

Carlos Mateus, 2021

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close