Passear na Cidade 2

Projeto de wayfinding no planeamento de circuitos de visitação e contemplação nas cidades, recorrendo á utilização dos recursos monumentais e naturais, na valorização Ambiental, Patrimonial e Turística .

Monumento 1

Criar pontos de referência para facilitar a memorização e navegação nas cidades, fornecendo direções e orientações eficazes e acumulando a capacidade de terem uma língua universal, superando as barreiras linguísticas de todos os usuários.

Abordar as cidades na escolha de pontos “observáveis à distância”,  considerando-os como pontos de referência, podendo ser avistados em muitas partes diferentes da cidade, atuando como pontos de orientação, utilizados em percursos mais curtos e podendo por vezes ser mais eficazes que o recurso à utilização das informações por indicação direta.

No ambiente urbano, temos por vezes limitações na colocação da indicação direta nos pontos de decisão adequados, o que nos traz o problema de os utilizadores “se perderem”, podendo portanto associar os pontos de referência, (considerando por exemplo, Castelos, Torres de Igrejas, Monumentos, Parques, etc.) em áreas urbanas, assumindo um bom sinal ambiental com uma eficaz utilização.

Monumento 2

O uso de referências naturais, que podem ter sido também feitas pelo homem ou em combinação, como exemplo, Rios, Lagos, Jardins, podem atuar como ferramenta muito útil à navegação nas cidades, como pistas para entender a nossa posição geral no ambiente.

Os Parques são um exemplo interessante, podendo ser utilizados para orientar as pessoas para locais próximos, ou simplesmente para alcançar outros pontos de interesse monumental ou de contemplação.

O aproveitamento das estradas circulares em torno do centro das cidades, podem ser utilizadas para dar uma ideia clara da sua localização em relação ao centro da cidade e a sua distância.

O aproveitamento e o uso dos ambientes urbanos, como ajuda preciosa na realização de um projeto de Wayfinding, na criação de percursos e circuitos de visitação e contemplação, na qualificação do Património, Ambiente e Turismo.

Carlos Mateus, 2021

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close