COVID 19 expansão das ciclovias

New York, Bogotá, Cidade do México, são exemplos de cidades enquanto grandes metrópoles, que estão a expandir as suas redes de ciclovias, promovendo o ciclismo como a melhor alternativa ao transporte público, neste periodo de recuperação da pandemia COVID 19. Sendo um meio de transporte individual, não deve ser visto simplesmente como atividade de lazer, assumindo o poder real de meio de transporte, integrando parte da rotina diária e iniciando a mudança mais ativa, ecológica e segura de viajar, melhorando o ambiente urbano.

Wayfinding tem um papel importante a desempenhar nesta mudança, desenvolvendo uma estratégia, no planeamento da mobilidade em contextos urbanos complexos.

O aumento do número de utilizadores de bicicletas verificado em New York, consequência da própria reação das pessoas para enfrentar o COVID 19, registando o programa CITI BIKE um aumento de 67% em Março, levando o Mayor De Blasio a considerar a expansão das ciclovias uma prioridade “até onde for possível”.

É responsabilidade do projeto de Wayfinding abordar uma bem sucedida infraestrutura, não podendo apenas relevar  “passeios e travessias”, identificando e localizando a falta de orientação, avaliando o impacto, para iniciar uma abordagem de incentivo á bicicleta como meio de transporte, tratando o sistema urbano complexo com informações próprias e dirigidas, melhorando a mobilidade e utilização, valorizando a qualidade ambiental. A  implementação de pistas, travessias e passadeiras, reduzindo barreiras, criando consistência e eficácia, incluindo elementos mais tangíveis que tornam o ambiente agradável, onde podemos explorar também a iluminação, valorizando o desempenho do Wayfinding.

Ciclovia 2

Cabendo aos decisores a avaliação, desenvolvendo a solução traduzida numa mudança permanente no comportamento da mobilidade suave, mais simples que placas de sinalização.  Quando a Pandemia terminar, com o  impacto dos bloqueios na redução da poluição, ao mesmo tempo aproveitando que uma crise global de saúde, possa resultar em algumas mudanças comportamentais importantes e desejadas.

Wayfinding tem um papel importante a desempenhar, nesta mudança de comportamento expectável no planeamento da mobilidade suave em contextos urbanos.

Carlos Mateus, 2020

Categorias OPINIÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close